terça-feira, 22 de setembro de 2015

When wishes come true: Lagos, Algarve

Quem não adora viajar?
Eu cá apesar de não viajar tanto quanto gostaria (infelizmente os € não esticam), ADORO viajar, conhecer novos lugares e culturas! E Lagos era um desses locais!
Já há bastantes anos que desejava lá ir, não me perguntem porquê, é daquelas coisas que ouvimos falar aqui e ali, ah e tal é muito bonito, e ficamos com aquele bichinho de um dia visitar!
Happy Family na Praia D. Ana

E este foi o ano de Lagos, Algarve!

O objectivo era ficar mesmo pertinho do Praia Dona Ana, e essencialmente não ter que pegar no carro para ir para a praia! Depois de alguma pesquisa de hotéis, optamos pelo Carvi Beach Hotel.
Este hotel, situado numa encosta, disponibiliza uma piscina no último piso e um terraço com vistas panorâmicas para o Oceano Atlântico e para a Praia Dona Ana.
Os quartos do Carvi Beach Hotel apresentam uma decoração simples, cortinas opacas, um cofre, uma casa de banho privativa e varanda. Existe acesso Wi-Fi gratuito em toda a área. Para o almoço e jantar, pode-se escolher entre uma variedade de bares e restaurantes no centro histórico de Lagos, a 1,7 km. 
Pessoalmente gostei muito deste hotel, porque apesar de ter somente 3*, é um hotel muito simpático, acolhedor, os funcionários são muito atenciosos, pequeno-almoço variado, para não dizer que é somente a 50 m da praia! Eu recomendo!

Escolhido o hotel, vou dar-vos a conhecer um pouco daquilo que visitei em Lagos, Algarve!
Não se trata de um roteiro, mas sim da minha experiência de somente 7 dias, que é muito pouco para se conseguir ver tudo e ainda aproveitar a praia!

A zona de Lagos é uma das mais diversificadas do Algarve, ao conjugar as características rochosas e as longas praias arenosas abrigadas na baía. Lagos é conhecida como a costa de oiro, pelo tom dourado das arribas que formam grutas fantásticas junto às praias que oferecem às famílias a oportunidade de as visitar de barco.

Praia Dona Ana

Disposta entre falésias rochosas, esta praia de areias limpas e água de tonalidades azuis e verdes, possui uma paisagem lindíssima. O acesso à praia é feito através de uma escadaria. Conta com apoios de praia e vigilância. Outra forma de desfrutar a praia é fazer o passeio às grutas, em pequenas embarcações, guiadas por sábios pescadores locais.
Esta praia sofreu obras de requalificação este ano para protecção dos banhistas, o areal foi uma coisa que me surpreendeu devido ao tipo de areia com muitas conchas que colocaram na praia. Bom para as crianças se divertirem a apanhar e os pais carregarem! Contudo, apesar das obras, acho que a praia é lindíssima!

Praia do Pinhão
Situada numa pequena baía rochosa, esta praia de areias grossas pode ser alcançada através dum trilho pedonal que parte da Praia D.Ana e que percorre o topo da arriba. O areal é pequeno e encaixado entre arribas altas. Sem apoios ou vigilância de praia.
Alcançar esta praia foi uma autêntica aventura por trilhos nas arribas. 




Praia do Camilo
É uma pequena praia entre falésias, com interessantes formações rochosas e cujo formato lembra uma concha. As suas águas são límpidas e calmas.Chegando ao miradouro, pela estrada da Ponta da Piedade, o acesso à praia é feito por uma longa e renovada escadaria. Conta com apoios de praia e vigilância.
Esta praia é de facto lindíssima, senão mesmo a mais bonita que visitámos, para mim o contra foram os 200 degraus na hora de vir embora!





Praia de Porto Mós
Praia com extenso areal enquadrado, nos extremos, por arribas altas. Na época húmida acumula-se na base da arriba uma espessa camada de argila, que dizem possuir propriedades medicinais. É uma das mais frequentadas do concelho, a sua envolvente mantém características naturais e o areal possui troços muito tranquilos. Acessível a cidadãos com mobilidade reduzida. Conta com apoios de praia e vigilância.
Praia boa, de facto o areal é extenso, mas não fiquei impressionada, principalmente porque a chegar à praia deparei-me com o que a principio até julguei ser uma piscina natural para as crianças, mas depois quando vi melhor deparei-me sim com uma piscina, mas cheia de espuma esquisita e toda suja, inconscientes os pais que deixam as crianças irem para ali! De resto a praia é muito boa!

Meia Praia

Com mais de quatro quilómetros de extensão de areia fina e doirada, a praia segue ao longo da curvatura da baía. O seu amplo areal é ideal para desfrutar em família e favorece a prática de desportos náuticos e de praia, como o windsurf, ski aquático, parasailing, vela ou o voleibol de praia. Acessível a cidadãos com mobilidade reduzida. Tem apoios de praia e vigilância.
Praia bastante ampla e espaçosa, como não é rodeada por formações rochosas, pode-se sentir mais vento do que nas outras praias mais recônditas.

  Cabo da Ponta da Piedade
Perto do Farol quase centenário, uma longa escadaria leva ao mar, onde alguns mareantes recebem nos seus barcos passageiros que desejam conhecer as furnas e as esculturas talhadas pelo mar na massa rochosa.













Farol do Cabo de S. Vicente, Sagres
O ponto mais sudoeste do continente europeu, conhecido outrora como "o Fim do Mundo", exibe algumas das mais impressionantes paisagens do Algarve. Originalmente construído em 1846, o farol foi ampliado e modernizado desde então. É considerado um dos faróis mais potentes da Europa e vigia uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo.
A história de Sagres foi definida pela sua localização geográfica e pelos magníficos promontórios de Sagres e do Cabo de S. Vicente. A ideia de que a terra termina aqui nestes promontórios com 50 metros de altura que se precipitam dramaticamente no mar foi uma fonte constante de mistério e atracção para os sucessivos colonizadores da região, conforme atestado pelos diversos vestígios da sua presença.

Forte do Beliche, Sagres
Este pequeno forte fica situado perto da Praia do Beliche, entre Sagres e o Cabo de São Vicente.Trata-se de um exemplar de arquitectura militar, em estilo maneirista. Fortificação marítima, de enquadramento rural, é bem visível no topo do outeiro, numa cota de 86 metros acima do nível do mar, ao fundo da baía de Beliche. As muralhas desta fortaleza foram construídas nas rochas íngremes da costa, quase 50 m acima do mar. Esta fortaleza fazia parte das antigas fortificações para defender Sagres que era estrategicamente importante, tendo sido destruída por Francis Drake em 1587.



Marina de Lagos
Num passeio a pé pela marina pode-se  visitar vários locais e monumentos que fazem parte da história desta cidade.
Temos:
Castelo dos Governadores: De fundação árabe, este castelo foi conquistado em 1189 por D.Sancho I. No séc. XIV foi aqui estabelecido o governo militar do Algarve. Hoje pouco resta desse castelo, conservando-se a Janela Manuelina.
Muralhas: As muralhas de origem cartaginesa ou romana foram ampliadas pelos Árabes e posteriormente nos séculos XIV e XVI para acompanhar o crescimento da cidade. As muralhas oferecem belas vistas panorâmicas sobre as colinas e a baía de Lagos.
Cais das descobertas: Descoberta de vestígios do antigo cais (embora com várias reconstruções ao longo dos séculos) de onde partiram as caravelas para a epopeia dos Descobrimentos Portugueses. Trabalhos arqueológicos datados de 2008.
Caravela (réplica) “Boa Esperança”: A Boa Esperança destina-se à formação na arte de bem velejar, participação em provas e outros eventos náuticos, e à investigação do comportamento e manobra das antigas caravelas. Já visitou portos do Norte da Europa e do Mediterrâneo, e recebe um programa regular de visitas escolares. Data de construção: Anos 90 Autor: Estaleiros de Vila do Conde (Portugal)
Estátua de S. Gonçalo de Lagos
Estátua de Gil Eanes: O monumento homenageia o lacobrigense Gil Eanes, escudeiro do Infante D.Henrique, que em 1434 dobrou o Cabo Bojador. Data: 1960 Autor: Canto da Maia
Estátua ao Infante D.Henrique:  Monumento inaugurado em 1960 em homenagem ao Infante D.Henrique na evocação dos 500 anos da sua morte. Data: 1960 Autor: Leopoldo de Almeida



Bibliografia consultada para além da experiência vivida:
Câmara Municipal de Lagos

E se um dia forem a Lagos, Algarve, não se esqueçam...
BE HAPPY!

Sem comentários:

Enviar um comentário