domingo, 15 de novembro de 2015

When wishes come true: Castelo de Almourol


Aproveitando os últimos dias de férias e o bom tempo, fomos até ao Castelo de Almourol!

Situado numa ilhota a meio do Rio Tejo, o enigmático Castelo de Almourol é um dos monumentos mais emblemáticos da Reconquista Cristã que se podem encontrar em Portugal, pelo seu significado e pela paisagem envolvente.

 

Uma manhã ensolarada deu uma grande ajuda a esta visita. A vista é maravilhosa!
A ida até ao Castelo é feita através de um barco a motor que se encontra junto à margem do Castelo, é pago um valor que na minha opinião não é nada de extraordinário (2,20€), porque vale muito a pena ir até lá!
Chegados ao Castelo temos um caminho um pouco tortuoso com pedras, o qual merece a nossa atenção caso esteja molhado, para evitar quedas!
Entrando no Castelo é possivel percorrer as suas muralhas e subir ao cimo da Torre!
Bem, se a vista cá de baixo era linda, do cimo da Torre é espectacular! Mesmo, sem palavras!


Um pouco da sua história:

A sua história relembra a Reconquista do território durante a Idade Média.
O castelo de Almourol, está situado numa pequena ilha que já era habitada no tempo da ocupação romana da península, a partir do século VIII, foi ocupada pelos muçulmanos, que a terão conquistado aos visigodos.
No âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem do Templo. Esta ordem é responsável pela reconstrução do castelo, conferindo-lhe as características das fortificações templárias. A inscrição existente sobre o portão principal, aponta para a conclusão das obras em 1171.
Juntamente com os castelos de Tomar, do Zêzere e da Cardiga formava a linha defensiva do Rio Tejo.
Com a extinção da Ordem dos Templários, em 1311, D. Dinis entregou o castelo à Ordem de Cristo. O terramoto de 1755, provocou diversos estragos na sua estrutura e durante o século seguinte foi alvo de alterações, que adulteraram a austeridade da sua arquitectura inicial. Classificado como Monumento Nacional, foi durante o Estado Novo, Residência Oficial da República Portuguesa. O castelo está construído de forma a acompanhar os desníveis do terreno, com dois níveis interiores, o primeiro acedido pela entrada principal e o segundo, onde se encontra a Torre de Menagem, através de uma escadaria interior. (in Guia da Cidade e Visit Portugal)




Para mim um dos locais mais bonitos do nosso Portugal!

E já sabem que o importante é...
BE HAPPY!

1 comentário:

  1. Também já visitei e é um lugar simplesmente único. :)
    O local é repleto de magia e transporta-nos para para os mais extraordinários contos tenham eles algum fundo de verdade ou não, de qualquer forma num local, como esse, onde sabe tão bem estar, imaginação e criatividade não nos falta.
    Foi uma boa escolha Cláudia e acredito que um dia inesquecível.
    Beijinho :)

    ResponderEliminar