quarta-feira, 18 de novembro de 2015

When wishes come true: Portugal dos Pequenitos

Já imaginaram o que será para uma criança ver “uma cidade” toda à sua dimensão? Uma maravilha! É isso mesmo que a Filipa achou do “Portugal dos Pequenitos”.

Pois foi uma tarde delirante!
Entrar de casinha em casinha, espreitar pelas janelinhas, explorar, rir, andar de comboio, correr, esconder-se, e no final de tudo a conquista de um geladinho veio fazer a despedida em grande deste parque fantástico!
As crianças adoram, sei pela alegria estampada na cara da Filipa que ela Adorou! Principalmente a área das casinhas regionais! Ficava tão mimosinha à janela daquelas casinhas minúsculas e fofinhas!

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é o parque temático mais antigo do País. Desde 1940, data da sua inauguração, que o parque lúdico-pedagógico se dedica essencialmente à criança divulgando a História e a Arquitectura de Portugal.
Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encanta crianças, jovens e adultos.
Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.



O parque caracteriza-se por apresentar construções em escala reduzida representando monumentos e outros elementos sobre a cultura e o património edificado português, em Portugal e no mundo.
Organiza-se em três zonas complementares:
A primeira parte da construção é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas: solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. Esta secção costuma ser a preferida pelos mais pequenos por se prestar mais à brincadeira, a entrar e a sair e a espreitar. A este núcleo, pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade, nomeadamente a Universidade.
A segunda fase integra a “área monumental”, espaço ilustrativo dos monumentos portugueses de norte a sul do país. Aqui ficam alguns exemplos como: o Palácio da Vila de Sintra, a janela do Convento de Cristo em Tomar, a Torre de Belém e os Jerónimos, o Arco da Rua Augusta, a Torre dos Clérigos, entre outros.
A terceira fase, terminada em finais da década de 50, engloba a representação etnográfica e monumental dos actuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa, Brasil, Macau, Índia e Timor, envolvidos numa vegetação própria das regiões. Esta fase integra também os monumentos mais importantes das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Mais informações no site oficial do Portugal dos Pequenitos.



Que melhor lugar para brincar e falar um pouco sobre a história e geografia do nosso país a crianças do que o Portugal dos Pequenitos?

Sem dúvida a não perder!

Porque acima de tudo o importante é...
BE HAPPY!

2 comentários: