quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Dormir bem e o suficiente favorece a perda de peso!

Se pensa que noites mal dormidas apenas fazem sonolência e cansaço, está enganado. Os problemas decorrentes das poucas horas de sono podem ser bem maiores.

Desde há muitos anos que se sabe que a insuficiência de horas de sono está associada a um maior risco de acidentes no trabalho, baixa resistência ao stress e a infecções, bem como está intimamente relacionada com o aparecimento de doenças como a depressão.
E não é só a memória que pode ser prejudicada por dormir pouco. Além disso, também já é sabido que ter poucas horas de sono aumenta os níveis de cortisol, a hormona do stress, causando irritabilidade, ansiedade e aumentando o risco de ganho de peso.
Recentemente, inúmeros estudos têm vindo a relacionar a insuficiência de horas de sono com a alimentação, mais precisamente com o aumento de peso e com episódios de ingestão compulsiva.
Embora as horas de sono necessárias para cada individuo possa variar, em regra a maior parte precisa de dormir pelo menos 8 horas por noite, para descansar o corpo e a mente.

Em suma, dormir bem à noite permite emagrecer e melhorar a qualidade de vida.

O sono é o período de repouso que o organismo necessita para renovar as energias e cujas virtudes são incontáveis. Cada vez são mais os assuntos que perturbam o número de horas de sono. Embora os sinais de cansaço possam desaparecer após um sono reparador, algumas sequelas ficam.
A ansiedade, o stress, a depressão, os problemas no trabalho e as preocupações familiares são os principais culpados, como nos refere um estudo de 2004, publicado na Proteste Saúde. Os problemas físicos (doença, dor), os filhos pequenos e o facto de o parceiro ressonar são outros factores que parecem prejudicar as horas de sono das pessoas.

Apenas uma noite sem dormir o suficiente pode desencadear vários sinais, como:
- Maior apetite
- Maior predisposição para acidentes rodoviários
- Maior irritabilidade (podendo prejudicar as relações interpessoais)
- Maior enfraquecimento do sistema imunitário
- Menor capacidade de concentração e memória
- Menor apetite sexual

Várias noites com descanso deficitário podem causar:
- Maior risco de obesidade
. Maior risco de diabetes mellitus tipo 2
- Maior risco de doenças cardíacas
- Maior risco de depressão
- Maior risco de desenvolver alguns tipos de cancro
- Maior risco de infertilidade masculina (devido à redução de concentração de esperma)
- Redução da elasticidade e brilho natural da pele

Se dorme mal, comece hoje a dormir melhor e aumente as horas de sono.
  • Deite-se apenas quando tiver sono. O deitar antes de ter sono, forçando o adormecer, só aumenta a ansiedade e em consequência atrasa a hora de adormecer
  • Prepare o local onde dorme, de modo a ficar o mais confortável possível. A temperatura, o ruído e intensidade de luz são aspectos a ter em conta. Prefira ambientes completamente escuros que estimula a produção de melatonina (a hormona do sono).
  • Evite refeições muito volumosas antes de se deitar.
  • Evite exercício físico muito intenso antes da hora de sono, pois isso pode aumentar muito a temperatura corporal e acelerar o metabolismo.
  • Reduza o consumo de estimulantes com cafeína, como a coca-cola, café, chá preto, guaraná e bebidas desportivas.
  • Pode antecipar a hora do sono com um banho quente e relaxante.
  • Evite usar aparelhos electrónicos antes de dormir, troque a televisão por um livro ou musica suave.

É claro que se a pessoa dorme bem, mas tem uma alimentação altamente calórica associada ao sedentarismo, certamente irá ganhar peso. O corpo precisa sempre do bom equilíbrio e este é alcançado através do descanso nocturno após um dia intenso de actividade mental e física associada a uma dieta saudável.


Bibliografia para além do senso comum:

Nutri-dica (aqui e aqui)

Insonias.com

Bolsa de Mulher



E não se esqueçam de acima de tudo...

BE HAPPY :)

Sem comentários:

Enviar um comentário