sexta-feira, 2 de outubro de 2015

When wishes come true: Fiesa

A ida a esta exposição foi uma brilhante ideia do meu cunhado Ricardo!
Já tinha ouvido falar mas na realidade nunca imaginei que fosse assim tão fantástica, obviamente estava muito enganada!

O FIESA é a maior exposição de escultura em areia já construída e realiza-se desde 2003 em Pêra, no Algarve, atraindo anualmente milhares de visitantes.
O festival é edificado por um conjunto de escultores, de várias nacionalidades, que aqui exploram diversas técnicas de esculpir em areia, produzindo peças originais que se destacam pela magnitude, pela técnica e pela estética.
O FIESA é considerado o maior evento do género em todo o mundo por utilizar quarenta mil toneladas de areia, numa área de construção de 15.000 m2, com esculturas que chegam a atingir os doze metros de altura e reproduzem, com grande detalhe, pessoas, objectos e cenários alusivos a um tema.
Nesta 13º edição são apresentadas cerca de cem cenas em areia que retratam, de forma criativa, músicos, instrumentos e culturas musicais de várias partes do mundo.
As peças esculpidas são acompanhadas de textos explicativos e a exposição está organizada em zonas temáticas que se interligam entre si, contemplando áreas de esculturas dedicadas exclusivamente ao pop e ao rock, à dança, ao circo, à religião ou à música infantil.

O FIESA é organizado pela empresa ProSandArt, que criou este festival e se especializou na produção dos mais variados eventos de esculturas em areia em Portugal, na Turquia e na Argentina.

Nesta exposição são apresentadas cenas em areia dedicadas a vários estilos musicais, a músicos emblemáticos e à expressão musical aliada a outras formas de arte, como a dança, a ópera, o circo, o teatro e o cinema.


Bob Marley, Amy Winehouse, Lady Gaga, Frank Zappa, Bono, Ray Charles, Amália, Pavarotti, Compay Secundo ou Mozart foram alguns dos músicos reproduzidos em areia que despertaram as emoções do público, bem como as várias cenas dedicadas à música infantil e referentes à música tradicional dos vários continentes.
Foram também construídos grandes cenários a reproduzir locais associados à música como a Broodway, um painel dedicado ao jazz, outro aos graffiti nova-iorquinos do rapper Tupack e instrumentos musicais como o órgão, entre outras peças de grandes dimensões.
Têm também peças invulgares alusivas à música, reproduzindo cenas do quotidiano e novos instrumentos musicais, guitarristas como Jimmy Page e Paco de Lucia e bandas e músicos portugueses como Mariza, Tony Carreira, Pedro Abrunhosa ou Xutos e Pontapés.

O FIESA 2015 está aberto ao público todos os dias entre 20 de Março e 20 de Outubro.
Por isso se está interessado em ir, ainda vai muito a tempo!

Aconselhável a quem visita esta exposição em dias de muito calor, o uso de chapéu, protector solar e ingestão regular de água!

Porque o mais importante é...
BE HAPPY!

1 comentário:

  1. A Kitty de areia! Tão fofa!! Gostei, dá vontade de ir lá para o proximo verão

    ResponderEliminar